sábado, 22 de dezembro de 2012

Ironman Hoje

   
Atualmente, além da etapa final, no Havaí, há um circuito internacional de 26 provas de Ironman cobrindo diversos destinos no mundo. Todas as provas são organizadas por empresas que licenciam o uso da marca Ironman, propriedade da WTC (World Triathlon Corporation). A inscrição para o evento custa em média US$ 600.
O Ironman de Kona, no Havaí, é o Campeonato Mundial de Ironman. As inscrições são limitadas a 1.700 pessoas, conquistadas por qualificação ou através de um sistema de loteria. O tempo de duração de uma prova de Ironman pode variar entre 8 e até 17 horas, dependendo da condição física e preparo do atleta. Os atletas profissionais competem por prêmios em dinheiro e a chance de disputar o campeonato mundial no Havaí.

Ironman no Brasil

Os organizadores do Ironman Brasil estimam em cerca de 15.000 o número de atletas praticantes no país. A prova no Brasil é realizada desde 1982 e a partir de 2001 passou a ser disputada na cidade de Florianópolis, tendo sua largada na praia de Jurerê Internacional. Com a realização da prova na Ilha de Santa Catarina, houve um crescimento considerável no número de participantes. O nº de 250 inscritos na prova de Porto Seguro (BA) em 2000 já saltou para 1.710 inscrições em 2011. Para 2012, a organização do evento já contabiliza um novo recorde: haverá 2.200 triatletas na prova.
Os principais representantes da América Latina são Fernanda Keller e Reinaldo Collucci do Brasil e os argentinos Eduardo Sturla e Oscar Galindez. O evento, realizado desde 2001 em Florianópolis (SC), teve sua última edição realizada no dia 27 de Maio de 2012. Em 2013, a previsão é de que o evento ocorra no mês de maio novamente, com largada no Clube 12 de Agosto, em Jurerê Internacional, às 7h. Uma curiosidade da prova de 2013 é que todas as 1650 vagas para participantes, que foram abertas a partir do dia 29 de maio de 2012, foram preenchidas em 12 horas. E destas 1650 vagas oferecidas, 50 vagas foram reservadas para serem leiloadas em prol da Apae Florianópolis, que receberá fundos provenientes do leilão.
Todos os anos o Ironman mobiliza um verdadeiro exército de colaboradores que contribuem para a viabilização do evento. São estudantes, militares e voluntários que ficam dispostos em áreas localizadas estrategicamente por todo o percurso e abastecem os atletas com água, bebidas energéticas e hidratantes. Os competidores têm, contando-se o tempo a partir do momento da largada, até 2h30min para completar o percurso da Natação, 10h40min para completar o percurso do Ciclismo e 17h para completar o percurso da Corrida. O atleta que exceder o tempo limite de cada etapa será desqualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário